Conheça a carreira de Perito da Polícia Federal

Conheça a carreira de Perito da Polícia Federal

 

O atrativo mundo das séries policiais, bem como a resolução de crimes e descobertas de novos indícios, transcendem a ficção na profissão de Perito da Polícia Federal. Afinal, para ser um Perito, o profissional precisa, além de graduações diversas, que dependem de sua área de atuação na profissão, ser sagaz, responsável, perspicaz e atento aos detalhes.

 

“O Perito da Polícia Federal pode ter atuado anteriormente em áreas diferentes, pois é um profissional que recebe demandas diversificadas para realizar seu trabalho”, explica Rafael Dantas, Delegado da Polícia Federal e professor de Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial na LFG.

 

Dentro do pacote de cargos do novo concurso da Polícia Federal, a ser realizado neste ano, 60 vagas estão destinadas aos Peritos, com salários iniciais de R$22.672,48, de acordo com o edital do certame.

 

 

O que faz um Perito da Polícia Federal?

 

O Perito da Polícia Federal tem, entre suas funções, examinar e localizar infrações penais nos locais em que supostamente aconteceram crimes. Para tanto, conta com instrumentos para coletar as informações necessárias.

 

Além disso, é o responsável por realizar exames em objetos que compuseram a cena criminal e pela pesquisa de interesse para apresentar inquéritos. É também esse profissional quem executa as medidas preventivas de segurança e as protege.

 

 “Ele trabalha de maneira isolada para que nada comprometa àquele ambiente ou o influencie de qualquer forma”, acrescenta o professor Dantas.

 

 

O que estudar para o concurso de Perito da PF

 

Para ser um Perito da Polícia Federal, o concurseiro deve atentar que será avaliado nas seguintes etapas:

 

● Prova objetiva;

 

● Prova discursiva;

 

● Exame de Aptidão Física (EAF);

 

● Avaliação médica;

 

● Avaliação psicológica;

 

● Avaliação de títulos.

 

A prova objetiva conta com duas subdivisões: “Conhecimentos Básicos” e “Conhecimentos Específicos”. Para os conhecimentos básicos, a avaliação pede:

 

● Domínio da Língua Portuguesa;

 

● Informática;

 

● Noções de Direito Administrativo;

 

● Noções de Direito Constitucional;

 

● Noções de Direito Penal;

 

● Noções de Direito Processual Penal;

 

● Legislação Especial; e

 

● Raciocínio Lógico.

 

Para a prova referente aos “Conhecimentos Específicos”, o candidato deve ficar atento aos assuntos relativos à área de sua escolha.

 

A prova discursiva complementa a avaliação e tem como referência os assuntos e conteúdos relacionados também à sua área de escolha.

 

O edital do concurso para Perito da PF

 

De acordo com o edital, as informações e atribuições para o cargo de Perito, são:

 

2.2 CARGO: PERITO CRIMINAL FEDERAL
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, dos cursos especificados nos subitens

 

2.2.1, 2.2.2, 2.2.3, 2.2.4, 2.2.5, 2.2.6, 2.2.7, 2.2.8, 2.2.9 e 2.2.10 deste edital.
ATRIBUIÇÕES: realizar exames periciais em locais de infração penal; realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais; proceder pesquisas de interesse do serviço; coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais; participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento delas; desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.


REMUNERAÇÃO:
R$22.672,48.

JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

 

2.2.1 CARGO 2: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 1
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de
graduação de nível superior em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.2 CARGO 3: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 2
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de Comunicação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.3 CARGO 4: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 3
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de
Comunicação ou em Informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.4 CARGO 5: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 4
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.5 CARGO 6: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 5
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Geologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.6 CARGO 7: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 6
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Química, Química Industrial ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.7 CARGO 8: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 7
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.8 CARGO 9: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 9
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.9 CARGO 10: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 12
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

2.2.10 CARGO 11: PERITO CRIMINAL FEDERAL/ÁREA 14
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

Considere um curso preparatório

 

Se você deseja ampliar suas oportunidades e pensa em fazer concurso público para carreira policial, clique aqui e conheça os cursos preparatórios oferecidos pela LFG para os cargos de Perito Criminal.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria

Blog para leitores da Saraiva Educação

Confira artigos sobre livros, desenvolvimento pessoal e de negócios, temas jurídicos e vários outros.