Conheça a Carreira de Papiloscopista da Polícia Federal

Conheça a Carreira de Papiloscopista da Polícia Federal

 

A investigação de documentação falsa, falsidade ideológica, bem como qualquer tipo de identificação humana é feita pelo Papiloscopista.

 

Esse profissional, que pode ter qualquer graduação superior e ainda aplicar os conhecimentos obtidos em seu dia a dia, trabalha com um conjunto de aparatos e soluções para identificar possíveis provas e vestígios humanos em cenas de crimes.

 

“É ele quem cuida e acessa ao banco de impressões digitais, por exemplo”, explica Rafael Dantas, Delegado da Polícia Federal e professor de Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial na LFG.

 

As funções de um Papiloscopista da Polícia Federal (PF)

 

Entre as atribuições de um Papiloscopista da Polícia Federal estão a execução, a orientação e supervisão sobre todos os procedimentos de coleta, levantamento, bem como armazenamento de exames, laudos oficiais papiloscópicos e impressões papilares.

 

“Além disso, o Papiloscopista também é o responsável por gerir o banco de dados e os sistemas automatizados e identificação para as áreas civil e criminal”, acrescenta o professor Dantas.

 

É ele também quem desempenha atividades de natureza policial em relação a essa identificação no âmbito administrativo, além de cumprir medidas de segurança e coletar impressões digitais da cena do crime.

 

De acordo com o professor, podemos usar como exemplo de trabalho fundamental no recente caso em que foram achados, em espécie, R$ 50 milhões no apartamento do ex-Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

 

“Ao examinar o dinheiro, o Papiloscopista encontrou suas impressões digitais, o que fez com que, em um conjunto probatório e colaboração premiada, configurasse o crime de lavagem de dinheiro”, aponta Dantas.

 

 

 

O que estudar para o concurso de Papiloscopista da PF

 

A prova para o cargo de Papiloscopista envolve três fases. A primeira, chamada de Objetiva, reúne:

 

● Língua Portuguesa;

 

● Direito Penal;

 

● Direito Processual Penal;

 

● Direito Administrativo;

 

● Direito Constitucional;

 

● Legislação Especial;

 

● Raciocínio Lógico;

 

● Estatística;

 

● Informática;

 

● Arquivologia;

 

● Biologia;

 

● Física; e

 

● Química.

 

As primeiras disciplinas seguem as matérias dispostas no edital. No entanto, para as mais específicas referentes à profissão, temos:

 

Em Biologia:

 

● Citologia,

 

● Bioquímica,

 

● Embriologia e Genética.

 

Em Física:

 

● Oscilações e Ondas,

 

● Eletricidade,

 

● Óptica e Espectroscópicas.

 

Para Química:

 

● Classificação dos Materiais,

 

● Teoria Atômico Molecular,

 

● Classificação Periódica dos Elementos Químicos,

 

● Radioatividade,

 

● Interações Químicas,

 

● Misturas,

 

● Métodos de Separação de Misturas,

 

● Funções Químicas Inorgânicas,

 

● Gases,

 

● Propriedades dos Sólidos,

 

● Estequiometria,

 

● Termoquímica,

 

● Cinética Química,

 

● Equilíbrio Químico,

 

● Eletroquímica e Química Orgânica.

 

A prova discursiva, realizada por todos, não é corrigida nos casos dos 88 primeiros colocados em classificação de ampla concorrência, 24 primeiros candidatos cotistas negros e oito dos pertencentes à classificação de Pessoas com Necessidades Especiais.

 

Essa avalia o conteúdo do concurseiro e seu conhecimento sobre o tema, além de sua capacidade de escrever corretamente de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

 

As fases finais seguem com Testes de Aptidão Física (TAF), exames médicos e de aptidão psicológica.

 

O edital do concurso para Papiloscopista da PF

 

De acordo com o edital, para prestar o concurso do cargo de Papiloscopista da Polícia Federal, o concurseiro deve:

 

2.5 CARGO 14: PAPILOSCOPISTA POLICIAL FEDERAL

 

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

 

ATRIBUIÇÕES: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de coleta, revelação, levantamento e armazenamento de fragmentos e impressões papilares, exames e laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana; operação e gestão de bancos e sistemas automatizados de identificação civil e criminal; assistir à autoridade policial; desenvolver estudos na área de papiloscopia; conduzir veículos automotores; cumprir medidas de segurança orgânica; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.

 

REMUNERAÇÃO: R$11.983,26.

 

JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

 

 

 

Se você deseja ampliar suas oportunidades e pensa em fazer concurso público para carreira policial, clique aqui e conheça os cursos preparatórios oferecidos pela LFG para os cargos de Papiloscopista da PF.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria

Blog para leitores da Saraiva Educação

Confira artigos sobre livros, desenvolvimento pessoal e de negócios, temas jurídicos e vários outros.