Conheça algumas técnicas de estudo para concursos públicos

Conheça algumas técnicas de estudo para concursos públicos

 

Quem estuda para concursos públicos está sempre em busca de orientações assertivas, que envolvam bons conteúdos e técnicas para organizar a rotina, bem como para absorver melhor as informações.

O Acontece conversou com Nestor Távora, professor da LFG, e listou algumas dicas básicas para todo tipo de concurso – desde aqueles com duas fases até os que contam com prova de títulos e prova oral, entre outras.

 

Para o especialista, o candidato deve estabelecer um cronograma de estudos, pois isto irá ajudá-lo a obter a dimensão da quantidade de conteúdo a ser estudado, além de garantir que todas as informações importantes constarão no material.

Seguem as dicas:

 

• Simulados

 

A programação sugerida pelo especialista envolve a prática de simulados, pois ajuda a testar os conhecimentos, treinar o tempo de prova, memorizar o conteúdo e adquirir familiaridade com o estilo das questões, entre outros benefícios.

 

• Conversar com alguém sobre o conteúdo estudado

 

Repetir as informações absorvidas em voz alta ajuda a desenvolver a lógica do raciocínio e estimula a capacidade de improviso.

 

Távora recomenda começar a prática sozinho, em frente ao espelho, e posteriormente apresentando para amigos, parentes e professores.

 

• Fichamento

 

Anotar as informações mais relevantes enquanto efetua a primeira leitura de um material ajuda a otimizar o tempo, pois nas futuras bastará recorrer ao resumo.

 

Além disso, o especialista recomenda que as anotações sejam manuscritas. “Quem escreve assimila 20% a mais do que quem digita”, avalia Távora.

 

 

• Atualização

 

É fundamental que o candidato esteja atualizado em relação a temas como política, economia e legislação. 

 

“O Congresso Nacional e os Tribunais Superiores realizam muitas inovações. Além disso, as provas abordam muitas situações vividas pelo país”, explica.

 

 

• Orientação

 

Contar com a ajuda de profissionais para direcionar o estudo é algo fundamental, pois cada concurso possui particularidades em relação ao conteúdo e ao perfil da banca examinadora. 

 

“O contato contínuo dos profissionais da área como o mundo dos concursos faz com que eles sejam os mais capacitados para direcionar o estudo efetivamente”, ressalta Távora.

 

*Conteúdo produzido pela LFG

Artigos Relacionados

Navegue por categoria

Blog para leitores da Saraiva Educação

Confira artigos sobre livros, desenvolvimento pessoal e de negócios, temas jurídicos e vários outros.