Conheça a carreira de Analista Judiciário

Conheça a carreira de Analista Judiciário

Conheça a carreira de Analista Judiciário

Está em andamento o concurso público do Superior Tribunal de Justiça (STJ) 2018 para preenchimento de vagas, além da formação de cadastro, para os cargos de Analista Judiciário. Os aprovados vão trabalhar em Brasília (DF), na especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal.

O edital para seleção de candidatos para o cargo foi publicado no Diário Oficial em 16 de janeiro e as inscrições se encerram dia 19 de fevereiro. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

As oportunidades para Analista Judiciário são para atuação na área judiciária. Há cinco vagas para esse posto. O salário inicial é de R$11.006,82, além de benefícios. A jornada de trabalho semanal é de 40 horas.

Os requisitos para concorrer a uma das vagas de Analista Judiciário do STJ são graduação em Direito por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC) e registro profissional pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Atribuições do cargo de Analista Judiciário

O Analista Judiciário do STJ é um servidor que trabalha assessorando os ministros do órgão, que são juízes. “É uma carreira muito interessante e motivo de alegria para os que conseguirem aprovação no concurso público. O profissional vai atuar na segunda maior corte do país, depois do Supremo Tribunal Federal (STF)”, explica Fabrício Bolzan, mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP. Ele é um dos professores da LFG que estarão ministrando aulas no curso online preparatório Reta Final – Analista Judiciário.

Faz parte das atribuições do Analista Judiciário realizar atividades de nível superior relacionadas ao recebimento, análise e processamento de petições, verificação de prazos, classificação, cálculo, atualização e contabilização de valores, preparação de proposta orçamentária de precatórios, indexação e pesquisa de jurisprudência, entre outras funções.

“É um cargo que realmente requer muita qualificação do candidato. Por isso que as provas são bem difíceis e cobram não apenas o conhecimento da lei, mas também noções da doutrina dos melhores autores e julgados, que chamamos de jurisprudência mais recente”, informa o professor Bolzan.

Ele observa que o STJ tem milhões de processos em tramitação e que os ministros precisam ter um corpo bem qualificado de Analistas Judiciários para auxiliá-los nos trabalhos do dia a dia. Além de boa formação, esses profissionais precisam estar muito bem atualizados com a legislação.

Como são as provas

O exame para o concurso do STJ será em 8 de abril de 2018. Os concurseiros farão no mesmo dia as duas etapas, que são as provas objetivas e discursiva. Serão exigidos dos candidatos conhecimentos gerais, noções de língua portuguesa e domínio de alguns ramos do Direito.

De acordo com o edital, os candidatos precisam ter noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Tributário, Previdenciário, Civil, saber sobre Direito da Pessoa com Deficiência, sobre o regimento interno do STJ, entre outros temas como jurisprudência, atualidades e súmulas do STF e STJ.

O professor Bolzan avisa que se trata de um concurso público muito concorrido. Por isso, os candidatos têm que estudar bastante para a disputa do cargo de alto escalão.

Organização de estudos

A conquista de uma vaga de Analista Judiciário no STJ exige dos concurseiros um plano de estudos muito bem elaborado e disciplina para colocá-lo em prática.

Aos que trabalham, o professor Bolzan recomenda dedicação de ao menos três horas por dia para repassar os conteúdos exigidos pelo edital. No final de semana, esse tempo deve se multiplicar para umas dez horas.

Já os que não estão trabalhando devem investir boa parte de seu tempo disponível e focar nas matérias entre seis a oito horas por dia. “É importante que os candidatos tenham em mãos a trilogia: leis, livros e cadernos de aula para repassar todos os pontos”, ensina, lembrando que o conteúdo do edital é bem extenso.

Reta final da LFG

Para os concurseiros que querem estudar de forma mais organizada e com professores especializados nos conteúdos do edital, a LFG ministra o curso Reta Final STJ – Analista Judiciário.

As aulas oferecem aos candidatos uma preparação intensiva com abordagem teórica dos principais pontos contidos no edital do STJ. Participam do curso o melhor corpo docente da área jurídica da LFG.

O público-alvo são graduados em Direito que almejam a aprovação no concurso para os cargos de Analista Judiciário. O curso é ministrado online para que os candidatos tenham flexibilidade para estudar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e em qualquer lugar.

Conheça a carreira de Analista Judiciário dos Tribunais

LFG - Conheça a carreira de Analista Judiciário dos Tribunais

Considerado um dos dez concursos públicos mais disputados do Brasil, conseguir uma vaga para Analista Judiciário demanda bastante tempo, estudo e dedicação.

O campo de atuação do Analista Judiciário é em Tribunais de Justiça, Tribunais Federais ou Tribunais Regionais Eleitorais de qualquer parte do país.

SOBRE A PROFISSÃO

Dia-a-dia

O estudante aprovado no concurso para Analista Judiciário da área Judiciária desenvolverá atividades de planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, elaboração de laudos, análise e elaboração de processos e pareceres.

Na prática, esse servidor analisa a fase processual e dá andamento aos processos, cumpre despachos, promove intimações e atende ao público externo. Os que são alocados em gabinetes prestam assessoramento aos juízes e elaboram despachos, relatórios e votos.

Pré-requisito e remuneração

A escolaridade exigida para esse cargo é a graduação em direito em instituição reconhecida pelo
MEC. A remuneração inicial líquida é de aproximadamente R$ 9 mil somados o auxílio-alimentação e gratificações judiciárias.

COMO SE PREPARAR

Os professores e especialistas da LFG garantem que estudar antecipadamente e com foco nas questões cobradas em provas anteriores eleva as chances de o candidato conseguir a aprovação nos concursos para Analista Judiciário, que cobra, entre outras matérias, questões de Língua Portuguesa e conhecimento aprofundado em direito.

Pensando nisso, a LFG preparou cursos específicos que vão te ajudar a focar os estudos para ser aprovado no concurso. Conheça:

INTENSIVÃO TRF – ANALISTA JUDICIÁRIO

O curso online Intensivão TRF – Analista Judiciário é indicado para os candidatos que desejam intensificar sua preparação para serem aprovados em diversos concursos para analista da área judiciária dos Tribunais Regionais Federais do país.

Este é um curso intensivo que aborda de forma teórica os principais pontos contidos no edital dos TRFs de diversos Estados, com ênfase nos pontos mais cobrados nos editais. Com 78 horas de aulas exclusivas ministradas por grandes nomes do direito brasileiro, o curso aborda as principais matérias cobradas em concursos para analista dos tribunais, tais como Direito Civil, Administrativo, Previdenciário, Penal e Constitucional.

INTENSIVÃO TRE – ANALISTA JUDICIÁRIO

Voltado para os estudantes graduados em direito que almejam a aprovação no concurso para Analista Judiciário dos Tribunais Regionais Eleitorais de diversos Estados, o curso Intensivão TRE – Analista Judiciário oferece 80h de aulas focadas nos principais pontos contidos no edital dos concursos para TREs do Brasil.

Com aulas atualizadas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Processual Civil, entre outras, o curso online oferece flexibilidade e comodidade para que o estudante assista as videoaulas a qualquer hora e onde desejar.

INTENSIVÃO TRT – ANALISTA JUDICIÁRIO

O curso Intensivão TRT – Analista Judiciário prepara o estudante para conseguir o cargo de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Com aulas intensivas que abordam de forma teórica os principais pontos contidos no edital dos TRTs de diversos Estados, o curso é voltado para bacharéis em direito que almejam a aprovação para o cargo de Analista Judiciário dos Tribunais Regionais do Trabalho.

O curso online oferece material de apoio robusto e 90h de aulas focadas nas principais matérias cobradas nos concursos para Analista do TRT. Direito Civil, Constitucional, Penal e Direito do Trabalho Coletivo e Individual são algumas das principais matérias abordadas no curso.

ANALISTAS DOS TRIBUNAIS

Já o curso Analistas dos Tribunais prepara o aluno de maneira intensiva e focada nas disciplinas e perfil das bancas examinadoras dos concursos para o cargo de Analista Judiciário da área Judiciária dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunais de Justiça (TJs), Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e Ministério Público da União (MPU).

Voltado para os estudantes formados em Direito que objetivam a aprovação para o cargo de Analista dos Tribunais, este curso disponibiliza 426 horas de aulas exclusivas e oferece plantão de dúvidas, material de apoio e conteúdo aprofundado em 18 disciplinas, entre elas Direito Civil, Direito Eleitoral, Direito e Processo do Trabalho e Direito Constitucional.

Prepare-se com antecedência, aproveite essas dicas e boa prova!

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria

Blog para leitores da Saraiva Educação

Confira artigos sobre livros, desenvolvimento pessoal e de negócios, temas jurídicos e vários outros.