Todo mundo que está estudando para concurso público quer ler mais para dar conta da extensa bibliografia cobrada pelos editais. A cobrança é maior ainda aos que estão concorrendo a cargos na área jurídica por causa das obras, que são bem volumosas. Algumas técnicas simples ajudam a acelerar a leitura de conteúdos e livros para as provas.
Agatha Christie, escritora britânica conhecida como a “rainha do crime” por causa do seu gênero literário policial, lia 200 livros por ano, o equivalente a 16,6 obras por mês e 4,15 por semana. O ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt devorava um livro por dia ou até mais, enquanto o fundador do Facebook Mark Zuckerberg costuma ler uma obra a cada duas semanas, segundo informa a BBC de Londres.
Qual segredo desses superleitores para devorar tantos livros em tão pouco tempo? O primeiro motivo é o prazer que eles sentem pela leitura e o segundo o uso de técnicas que aceleram esse processo. É uma habilidade que qualquer um pode se aprimorar com treino de métodos inteligentes.
É claro que a leitura por hobby não pode ser comparada com a de estudo, como para concurso público, que consome mais tempo. Nesse caso, a leitura é mais atenta, além de exigir fichamento e elaboração de resumos para serem acessados com a proximidade da época de provas.
Existem técnicas de leitura dinâmica para ajudar as pessoas a lerem mais rapidamente. Porém, sua eficiência ainda gera muita discussão. Alguns desses métodos orientam pular palavras, trechos de textos e até páginas do livro.
O problema é que esse sistema pode prejudicar a compreensão para quem está estudando para fazer provas. Além do mais, essa ferramenta pode cansar os olhos e gerar fadiga.
Como acelerar a leitura
Geralmente, os superleitores alcançam uma taxa de leitura de 200, 400 ou mais palavras por minuto. Já os leitores comuns chegam a uma média de 100 a 150 palavras.
Os menos experientes podem aumentar sua velocidade de leitura. O cálculo da taxa é feita cronometrando o tempo de leitura das palavras de uma linha. Com os resultados, veja o seu tempo gasto por página.
O ideal é fazer o teste com a leitura de um conteúdo fácil. Repita umas três vezes e vá aperfeiçoando aos poucos o seu ritmo até aumentar e saber quanto tempo será necessário para leitura de um livro inteiro. A conta é uma média e vai variar de acordo com o conteúdo e a dificuldade de compreensão das palavras. Veja a seguir seis dicas de como acelerar esse processo:
1- Leitura guiada com caneta ou dedo
Uma forma de acelerar a leitura é reduzir as paradas para reler uma mesma palavra ou trecho, reduzindo a concentração e a compreensão. Ao percorrer o texto com o dedo ou uma caneta, essas interrupções são reduzidas e a leitura avança.
2- Leia sem subvocalizar a palavras
Muitas pessoas mantêm o hábito de ler em voz alta, como quando foram alfabetizadas. Mesmo quando o som não sai, as palavras são subvocalizadas mentalmente.
A fala é um processo mecânico e mais lento que a visão. Esse descompasso deixa o cérebro ocioso e atrapalha a concentração. A redução da vocalização dá mais fluência à leitura.
3- Um livro por vez
Ler um livro por vez é mais produtivo do que a leitura simultânea com outro, segundo afirmam os especialistas. Quando a pessoa está lendo um título e para, pulando para outro, ao retornar para o inicial perde-se o fio da meada. É comum o retorno de duas ou três páginas para se situar, atrasando sua leitura.
4- Concentre-se em palavras-chave
Uma outra técnica para acelerar a leitura é se concentrar em palavras-chave que dão sentido ao texto. Ao saltar palavras de ligação, artigo e algumas preposições, a leitura fica mais rápida, sem prejudicar a compreensão.
5- Levante informações antes da leitura
Desenvolva o hábito de ler orelhas, sumário, introdução e até pesquisar sobre o tema do livro antes da leitura. Ter informações sobre o assunto evita paradas para buscar na internet ou em outras publicações dados para a compreensão. Esse hábito encurta o caminho da leitura.
6- Sem distrações
O ambiente e as distrações também influenciam na velocidade de leitura. Ao começar a ler seu livro desconecte-se do celular, redes sociais e outros meios de comunicação que possam interromper a sua concentração.
Lugares com muito ruído também atrapalham e poderão fazer com que retorne a uma mesma páginas várias vezes. O silêncio e música clássica são boas pedidas para acelerar a leitura.
Existem inúmeras outras técnicas para acelerar a leitura. Escolha a que achar que mais atende a sua necessidade, pois nem tudo pode funcionar igual para todos.
Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.