Ser reprovado em um concurso público é normal. Aliás, o que acontece com a maioria dos candidatos é estudar e não passar. Sabemos como é intensa e cansativa a rotina dos concurseiros, mas, na maioria das vezes, algumas reprovações acontecem no caminho antes de serem aprovados no cargo em que tanto almejam.
A decisão de seguir a carreira pública é um projeto grandioso que precisa de tempo e dedicação, além de gerar custos com provas, material de estudo e até mesmo com viagens. A etapa das reprovações traz as primeiras pedras do caminho. Por outro lado, é a mais importante para o amadurecimento do candidato em relação aos conteúdos e à prática de fazer provas.
E aí, passou?
Sempre que nos encontramos com familiares e amigos ouvimos essa temida pergunta, que, de acordo com a psicóloga Marília Lobo, é a primeira oportunidade para enfrentarmos a decepção. “Se abrir com a família e pessoas de confiança, explicando os motivos da reprovação, ajuda o candidato a digerir o assunto e a clarear a mente sobre o que o levou ao insucesso”, comenta Lobo.
De acordo com a psicóloga, decepções dessa natureza afetam a auto estima, o que é normal, mas a recuperação não deve demorar muito tempo.
“Varia de pessoa para pessoa a quantidade de tempo para recuperar a autoestima e confiança, por isso é importante o autoconhecimento. Alguns praticam esportes, outros preferem conversar, meditar ou passar algum tempo sozinhos”, explica Lobo.
5 dicas para seguir em frente após uma reprovação em concurso público:
1 – Digerir as frustrações
Para que a frustração não seja crônica e atrapalhe o seu desempenho geral, o desânimo e a desmotivação que surgem com os insucessos devem ser rapidamente entendidos, geridos e superados.
2 – Entenda o erro
Questione-se sem culpa e pense de maneira clara sobre o que deverá aprimorar, fazendo planos e se esforçando para não cometer os mesmos erros.
3 – Reveja seu método de estudo
Antes de começar a estudar foque no resultado que deseja alcançar e passe a estudar por metas. Por exemplo, só pare quando entender determinada lei.
Depois, passe para a próxima. Ou, se a matéria for Língua Portuguesa, tenha como objetivo dominar um conteúdo de cada vez.
4 – Não tenha vergonha de pedir ajuda
É preciso se conscientizar de que ninguém vai muito longe sozinho. Portanto, não hesite em procurar outros concurseiros e amigos que já passaram para compartilhar dicas e experiências.
5 – Não desista
Faça o que deve ser feito que em breve você vai comemorar a aprovação. A diferença entre o sonho e a realidade é a quantidade de tempo e de trabalho que se dedica.
“É preciso entender que há grandes chances de aprendizado com os equívocos e que, a cada reprovação, a capacidade e chances de melhores resultados aumentam para as próximas etapas”, finaliza Lobo.
Conteúdo Produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.