Vale a pena estudar na véspera da prova?

Vale a pena estudar na véspera da prova?

LFG - Estudar na véspera da prova, estudar antes da prova

 

Está chegando o grande dia e você sente que ainda precisa calibrar os estudos? O professor Felipe Lima, especialista em técnicas de estudo para concursos públicos e Exame da OAB, dá algumas dicas para a reta final.

Parece que conforme a data da prova se aproxima, o conteúdo estudado nos últimos meses e até anos fogem da mente. E a possibilidade daquele famoso “branco” assombra muitos candidatos e concurseiros.

 

Para o professor e especialista em técnicas de memorização, Felipe Lima, neste momento o fator que mais costuma atrapalhar é o emocional. “O conteúdo já foi estudado e absorvido. Agora é o momento de manter a tranquilidade para que o cérebro consiga resgatar e acessar as informações”, explica Lima.

 

Para aqueles que ainda sentem necessidade de estudo, o profissional indica a resolução de questões. Entenda melhor!

 

• Questões na reta final antes da prova

 

Perto da prova é fundamental exercitar a competência de recordar os conhecimentos adquiridos. O especialista aconselha que em vez de revisar todo o material, o ideal é retomar o conteúdo por meio de questões que ajudarão a condicionar a leitura e a interpretação dos enunciados.

 

Isto estimulará o acesso à memória e possibilitará a identificação das alternativas desejadas e a elaboração das respostas.

 

Outra tática é resolver as questões antes de iniciar o estudo. Quando as questões são realizadas somente imediatamente ao final do processo, depois das aulas ou da leitura de livros, é criada uma situação irreal que diverge da prova.

 

“No momento da prova não se responde algo que acabamos de estudar e sim sobre conteúdos vistos há meses. Por isso, é fundamental resolver questões antes de qualquer revisão. Assim, a memória estará condicionada a acessar conhecimentos adquiridos há muito tempo”, conta Lima.

 

Durante a realização da prova, o especialista recomenda fazer quatro “pit stops”. Isto aumentará a capacidade de realização da prova e aliviará o cansaço.

 

Com apenas quatro passos, o concurseiro sentirá os efeitos:

 

• Reponha a glicose comendo algo doce;

• Alongue o pescoço e os braços;

• Faça três respirações profundas;

• Beba água.

 

“Executando essa sequência rapidamente antes de começar a prova, a cada um terço do período tomado pela prova e antes de preencher o gabarito final, o candidato ampliará a sensação de bem-estar e evitará a exaustão ao final do exame”, explica Lima.

 

 

*Conteúdo produzido pela LFG

Artigos Relacionados

Navegue por categoria

Blog para leitores da Saraiva Educação

Confira artigos sobre livros, desenvolvimento pessoal e de negócios, temas jurídicos e vários outros.